Biografia:
É Professora Titular do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo, onde atua desde 2008. Realizou o Mestrado e Doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP e o Pós-Doutorado pela Universidade de Aveiro. É autora do único livro sobre o pós-método publicado no Brasil, "Introdução ao Pós-Método no Ensino de Línguas" (2023). Suas pesquisas e publicações estão concentradas nos seguintes temas: Italiano como Línguas de Herança, ensino e formação de professores de línguas na perspectiva pós-método e decolonial. É membro fundador do Núcleo de Estudos de Cultura e Língua de Herança/NuCLiH (wwww.nuclih.com) e líder do Grupo de Estudos sobre Línguas de Herança no Brasil (GELHE/CNPq). É chefe do Departamento de Letras Modernas desde maio/2025.
Grupos de pesquisa e grupos de estudos:
Núcleo de Estudos de Cultura e Língua de Herança/NuCLiH
O Núcleo de Estudos de Cultura e Língua de Herança (NuCLiH) reúne pesquisadores que tratam de temas relacionados à manutenção e revitalização linguística e cultural das comunidades de imigrantes e de seus descendentes.
Grupo de Estudos sobre Línguas de Herança no Brasil (GELHE/CNPq).
Integram o grupo alunos de graduação e pós-graduação, egressos do Programa e professores de outras instituições como a UNIOESTE e a UFPR. O Grupo de Pesquisa desenvolve estratégias de revitalização linguística e cultural para núcleos familiares ou comunidades de descendentes de italianos. Nos últimos anos tem se dedicado à elaboração de cursos e de materiais didáticos específicos para o ensino de italiano como língua de herança. Os estudos poderão contribuir ainda para outros cenários em que seja verificada a perda progressiva de uma língua de herança.
Área de atuação e interesses de pesquisa:
Atua na área de Linguística Aplicada, como foco nos seguintes temas: políticas linguísticas, translinguagem, ensino de italiano como língua estrangeira e de herança, elaboração de materiais didáticos, formação de comunidades de prática, formação crítico-reflexiva de professores de línguas no contexto universitário.
