Biografia:
Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (1987), com especialização em Literatura Italiana pela Università degli Studi di Firenze (1989), mestrado (1998) e doutorado (2005) em Letras, na área de Teoria Literária e Literatura Comparada, pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pós-doutorado, com bolsa da CAPES, na Università degli Studi di Bologna (2015), sob a supervisão do professor Remo Ceserani, na área de Teoria e História Comparada da Literatura.
Foi docente na Universidade Estadual Paulista, UNESP-Assis (1991–2007), e atualmente é professora de Literatura Italiana no Departamento de Letras Modernas da USP, atuando também no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa no âmbito da italianística, das narrativas estrangeiras modernas e contemporâneas, dos estudos comparados e da teoria literária. Suas investigações mais recentes concentram-se no ensaio e no hibridismo de gêneros literários, nos estudos ecocríticos e nas relações literárias e culturais entre escritores italianos e brasileiros.
Faz parte do corpo editorial de periódicos nacionais e internacionais e atua como coeditora da Revista de Italianística. Coordena acordos de cooperação internacional com universidades italianas, entre as quais se destaca a parceria com a Università degli Studi di Firenze. No âmbito dessa colaboração, é responsável pelo projeto Scrittori tra due mondi: Aldo Palazzeschi in Brasile, que investiga a recepção do autor no Brasil e promove o intercâmbio entre arquivos literários digitais italianos e brasileiros. Vinculado aos estudos literários e à crítica genética, o projeto integra a rede internacional Carte d’autore online, atualmente financiada pela União Europeia, da qual participa o Centro Studi Aldo Palazzeschi (UNIFI).
É autora dos livros A poética da reescritura em "As cidades invisíveis" de Italo Calvino (2023) e Escrever também é outra coisa: ensaios sobre Italo Calvino (2013) e de diversos capítulos e artigos publicados em periódicos científicos, além de organizadora de números especiais e dossiês temáticos dedicados à literatura italiana.
Grupos de pesquisa e grupos de estudos:
1. Grupo de Estudos "Palomar - diálogos com Italo Calvino". Trata-se de um grupo de estudos formado em 2020 com o intuito de agrupar pesquisadores, dos mais diversos níveis de formação e ligados a várias instituições de ensino brasileiras, interessados na obra de Italo Calvino e nos diálogos por ela suscitados.
2. Grupo de Estudos “Scrittori tra due mondi: Aldo Palazzeschi in Brasile” (líder do grupo). O objetivo do grupo é o estudo da recepção e da difusão da obra do escritor florentino Aldo Palazzeschi no Brasil e envolve uma rede internacional de pesquisadores e docentes, ligados a instituições culturais, bibliotecas e arquivos italianos e brasileiros (Università degli Studi di Firenze - UNIFI, Archivio Palazzeschi del CSP, Archivio Bonsanti del Gabinetto G.P. Vieusseux, Fondazione Primo Conti e Instituto de Estudos Brasileiros IEB-USP)
3. Rede GP-ELIDA- Grupo de Pesquisa sobre Ecocrítica Literária e Direito Ambiental (vice-líder do grupo). O Grupo de Pesquisas sobre Ecologia, Literatura e Direito Ambiental - Rede GP-ELIDA - foi idealizado em 2017, em parceria com o Prof. Dr. Guilherme Purvin, a partir de uma proposta de exploração das múltiplas perspectivas ecológicas e ambientais oferecidas pela leitura e análise de obras literárias. Sua finalidade é de promover o debate ecocrítico sob uma perspectiva interdisciplinar (Letras, Direito e outras ciências com afinidade com a temática ecológica - Biologia, Química, Geografia, Antropologia, Jornalismo Ambiental, Arquitetura e Urbanismo etc.) no contexto do Antropoceno. A rede também conta com um grupo no Facebook, aberto a todos os interessados.
4. Grupo de Estudos GEOSCA (Grupo de Estudos Os Sentidos Como Alimento) – Coordenado por Iolanda Guilherme e Isabella Callia. Fruto da disciplina de extensão coordenada por mim em 2021, o grupo se propõe a debater conceitos teóricos ou filosóficos a partir de textos literários, de forma transdisciplinar, envolvendo áreas diversas como os estudos da alimentação, a antropologia, a psicanálise, o direito à alimentação, o jornalismo e a agricultura. O grupo realiza encontros e atividades mensalmente e tem também uma conta no Instagram, onde divulga temas de interesse.
Coordenação de acordos de cooperação:
Coordenadora, por parte da USP, de Acordos de Cooperação Internacional com a Università degli Studi di Perugia e com a Università degli Studi di Firenze - DILEF (Dipartimento di Lettere e Filosofia), Itália.
Comissão de Cooperação Internacional - Itália.

