Angela Maria Tenório Zucchi

Área
Língua, Literatura e Cultura Italianas
Situação Funcional
Ativo
Credenciado para Orientar
Mestrado e Doutorado
Linha de Pesquisa
1. AQUISIÇÃO E APRENDIZAGEM DO ITALIANO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA,
2. O ITALIANO FALADO E ESCRITO SOB A PERSPECTIVA BRASILEIRA
Número do Gabinete
11
Telefone do Gabinete
(11) 3091-0201
E-mail
angelazucchi@usp.br

 

Biografia:

É docente no Departamento de Letras Modernas, da FFLCH, da Universidade de São Paulo, desde dezembro de 2004, passando a ser da categoria Doutor 2 em 2013. 
Sobre sua formação acadêmica: graduou-se em 1992, em Letras (português, espanhol e italiano), na FFCLH/USP, e em Licenciatura na Faculdade de Educação (FEUSP). Titulou-se mestre em 2002 no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Língua e Literatura Italianas, com a dissertação "Um caminho para o ensino das colocações verbais em Italiano Língua Estrangeira: glossário temático e exercícios". É doutora em Linguística pelo PPG Linguística e Semiótica Geral (FFLCH/USP), onde defendeu a tese "O Dicionário nos estudos de línguas estrangeiras: os efeitos de seu uso na compreensão escrita em italiano", em 2010. Fez estágio de pós-doutoramento na Itália, com Bolsa FAPESP (Processo: 14/03525-0), na Università degli Studi di Torino, em 2014-15, onde se dedicou às pesquisas sobre lexicologia, lexicografia, fraseologia, linguagem jurídica e corpus de aprendizes. 
Sobre sua atuação institucional: foi coordenadora de graduação da área de italiano, de 2012 a 2014; foi coordenadora didática de italiano no Centro Interdepartamental de Línguas (CIL), de 2016 a 2022; foi membro do conselho do Centro Interdepartamental de Tradução e Terminologia (CITRAT) de 2015 a 2020; foi coordenadora do PPG “Estudos da Tradução” (2017-2019); foi vice-coordenadora do PPG Língua, Literatura e Cultura Italianas (PPG LLCI) de 2020 a 2023; é a atual coordenadora desse Programa, gestão 2023-2025, reconduzida de 2025 a 2027; é membro do Comitê de Ética em Pesquisas com seres Humanos (CEPH/FFLCH) desde 2022. 
Sobre sua atuação acadêmica em ensino e pesquisa: na graduação, leciona regularmente disciplinas de língua italiana e de teoria e prática de tradução no curso de Letras; na pós-graduação, ministra periodicamente as disciplinas “O Dicionário nos Estudos de Línguas Estrangeiras, entre Ensino e Tradução: Teorias e Práticas” e “Fraseologia, Lexicografia e Uso de Corpora no Ensino de Línguas Estrangeiras, em Línguas de Especialidade e nos Estudos da Tradução”. Organizou, como presidente, dois congressos internacionais na FFLCH: em 2018, V Congresso Internacional de Fraseologia e Paremiologia & IV Congresso Brasileiro de Fraseologia; em 2023, o Inaugural Conference AmericaLex-S. É membro do GT-Lex da ANPOLL. É líder do grupo de pesquisa LUPA. Orienta trabalhos de graduação TGi e IC e de pós-graduação, mestrado e doutorado, relativos às temáticas de ensino de italiano, tradução, linguística aplicada, lexicografia, fraseologia, terminologia, línguas de especialidade e linguística de corpus. É mãe de três jovens uspianos.

 

Grupos de pesquisa e grupos de estudos:

LUPA: LUgar da PAlavra e seus contextos (Líder) - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/1458174230556931

 

Área de atuação e interesses de pesquisa:

Suas áreas de interesse circulam em torno da Linguística Aplicada, com foco especial no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e na tradução, quando relacionada ao ensino, à análise contrastiva com enfoque nas ciências do léxico (Lexicologia, Lexicografia, Fraseologia, Fraseografia, Terminologia, Terminografia, Onomástica), principalmente em línguas de especialidade, e à lexicografia bilíngue, com o uso, quando conveniente, da Linguística de Corpus como abordagem metodológica, assim como de instrumentos tecnológicos disponíveis atualmente, como softwares, plataformas, aplicativos específicos e Inteligência Artificial generativa.

 

Currículo Lattes