Teses de Doutorado em Andamento

2017

Orientador: Fernanda Landucci Ortale

Aluno: Cristiane Moura Lima de Aragão
Projeto:

2016

Orientador: Elisabetta Antonietta Rita Maria Carmela Santoro  

Aluno: Adriana Mendes Porcellato
Projeto: Pragmática no ensino de italiano L2: os livros didáticos e as perspectivas dos professores

Orientador: Fernanda Landucci Ortale  

Aluno Darius Leva Emrani
Projeto: Reflexões de futuros professores sobre sua prática com o material dire, fare, partire: a formação inicial na perspectiva pós-método

Orientador: Giliola Maggio  

Aluno: Sandra Gazzoni
Projeto: O "território" como variável intercultural entre corpo e língua estrangeira: uma proposta de implementação de material didático intercultural para o curso "Dire, fare, arrivare"
 

2015

Orientador: Olga Alejandra Mordente

Aluno: Vinicio Corrias
Projeto: Estudo da interação entre formador e professor de italiano língua de herança

Orientador: Roberta Barni

Aluno: Juliana Hass
Projeto: Diálogos entre o código de perelá e o homem de fumaça

Orientador: Elisabetta Antonietta Rita Maria Carmela Santoro

Aluno: Quézea Regina Albolea Mastelaro
Projeto: O Papel do Léxico Específico na Área do Direito para o Desenvolvimento de Competências Orais e Escritas

Aluno: Adroaldo José Frantz
Projeto: As abordagens do tempo na criação literária de Italo Svevo

Orientador: Dóris Natia Cavalari

Aluno: Thiago Villela Basile
Projeto: A arte do bem viver: um estudo sobre o prazer honesto em o "Decameron", de Giovanni Boccaccio

Orientador: Lucia Wataghin

Aluno: Sandra Dugo
Projeto:

2014

Orientador: Paola Giustina Baccin

Aluno: Daniela Aparecida Vieira
Projeto: A didatização de materiais com base nos estilos e estratégias de aprendizagem de estudantes do italiano língua estrangeira

Aluno: Roseli Dornelles dos Santos
Projeto: Verbos italianos conjugados com uma ou mais partículas pronominais: a elaboração de um dicionário

Orientador: Elisabetta Antonietta Rita Maria Carmela Santoro

Aluno: Graziele Altino Frangiotti
Projeto: A Competência Sociolinguística no Ensino da Língua Italiana: Os Efeitos da Instrução Explícita e Implícita

Orientador: Doris Natia Cavalari

Aluno: Clara Maria Salvador Pereira da Costa
Projeto: Literatura Italiana no século XXI segundo o Premio Strega

2013

Orientador: Lucia Wataghin

Aluno: Aline Fogaça dos Santos Reis e Silva
Projeto: As traduções brasileiras de Giovanni Papini

Aluno: Gesualdo Maffia
Projeto: Pasolini crítico (e) marxista. Sugestões e releituras gramscianas na crítica pasoliniana

Orientador: Elisabetta Antonietta Rita Maria Carmela Santoro

Aluno: Ingrid Campos Nardeli Oliveira
Projeto:

Orientador: Roberta Barni

Aluno: Rafael Ridolfi
Projeto:

Orientador: Maria Cecilia Casini

Aluno: Livia Raponi
Projeto: A più voci. Sendas e seduções de Ermanno Stradelli na Amazônia

2011

Orientador: Mauricio Santana Dias

Aluno: Maria Glória Vinci
Projeto: Caosmos postmodernista: storia, memoria e narrazione nei romanzi di Umberto Eco

 

Obs: Os anos correspondem ao início das teses de doutorado