Grupo de Pesquisa Recursos didáticos para a aula de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE)

Imagem

O Grupo de Pesquisa Recursos Didáticos para a aula de E/LE pretende investir na análise crítica e na criação de recursos didáticos que tenham como pano de fundo o Pensamento Complexo, parafraseando Morin (2008: 10), não como um remédio ou uma poção mágica que tudo cura, mas sim como um desafio que procura a reforma do pensamento e das instituições, já que a finalidade do pensar complexo é a de servir de base para a construção de conceitos e mesmo de metodologias. Portanto, assim como Morin (ibid.: 11), pensamos também que, tendo em mente uma proposta de ensino educativo e tudo aquilo que a envolve, entre elas os recursos didáticos, o ensino não seria simplesmente transmitir o saber, mas sim uma cultura que nos permitiria compreender nossa condição humana e planetária incerta e errante e que nos ajudaria a viver e a ter um modo de pensar aberto e livre. Por sua vez, o trabalho educativo não se restringiria à formação e ao desenvolvimento do indivíduo, mas sim encorajaria também o autodidatismo que favoreceria a autonomia a qualquer pessoa.

O Grupo de Pesquisa está cadastrado no CNPQ