Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Imagem

Linhas de Pesquisa

Os Programas de Pós-Graduação se organizam em Linhas de Pesquisa e, dentro de cada Linha, por Projetos de Pesquisa.

Segundo a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), agência que subsidia o Ministério da Educação na formulação das políticas nacionais de pós-graduação:

- Uma Linha de Pesquisa é definida como um domínio ou núcleo temático da atividade de pesquisa do Programa, que encerra o desenvolvimento sistemático de trabalhos com objetos ou metodologias comuns.

- Um Projeto é entendido como uma atividade de pesquisa, desenvolvimento ou extensão realizada sobre tema ou objeto específico, com objetivos, metodologia e duração definidos, e desenvolvida individualmente por um pesquisador ou, conjuntamente, por uma equipe de pesquisadores.

A área de concentração do Programa é LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA ITALIANAS, consideradas em suas relações com a cultura brasileira.

Objetivo paralelo é o estudo da presença brasileira e sua interface com a cultura italiana.

 

1. AQUISIÇÃO E APRENDIZAGEM DO ITALIANO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (clique aqui para ver os projetos de pesquisa vinculados)

Nesta linha de pesquisa estudam-se os processos de aquisição/aprendizagem do italiano por alunos brasileiros e, particularmente, questões relativas às especificidades do ensino da língua e sua utilização em diferentes contextos.

 

2. O ITALIANO FALADO E ESCRITO SOB A PERSPECTIVA BRASILEIRA (clique aqui para ver os projetos de pesquisa vinculados)

Nesta linha de pesquisa estudam-se as variedades do italiano falado e escrito no Brasil por meio da análise de produções orais e escritas de uma ampla tipologia de falantes nativos e brasileiros.

 

3. LITERATURA E CULTURA ITALIANAS (clique aqui para ver os projetos de pesquisa vinculados)

Nesta linha de pesquisa estuda-se a presença da literatura italiana na cultura e literatura brasileiras e, vice-versa, a recepção de obras brasileiras na Itália. Além do campo estritamente literário, a linha dedica-se ao estudo das relações entre Itália e Brasil em diversas manifestações culturais e midiáticas nos dois países.