Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

EN

Imagem   http://akshardham.com/newdelhi/wp-content/themes/Akshardham032015/images/fbshare.jpg
Imagem relacionada

 

Objetivos

 

Como Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, o Tradusp conjuga objetivos de formação de recursos humanos de alto nível com objetivos de produção, difusão e intercâmbio de conhecimento nos Estudos da Tradução. 

 

Formação e ensino: 

- Formar mestres e doutores bem capacitados para atuar com qualidade em pesquisa nos Estudos da Tradução. 

- Formar mestres e doutores bem capacitados para atuar com qualidade em docência nos Estudos da Tradução, principalmente junto a instituições de ensino superior, públicas ou privadas. 

- Contribuir para o aperfeiçoamento da atuação de tradutores e intérpretes profissionais que frequentem as disciplinas do programa - seja como alunos regulares da pós-graduação, seja como alunos especiais -, e/ou que frequentem os eventos e atividades promovidos pelo programa. 

 

Produção, difusão e intercâmbio de conhecimento: 

- Transmissão estruturada, criteriosa, atualizada e otimizada de conhecimentos em ramos dos Estudos da Tradução, para os pós-graduandos. 

- Aperfeiçoar, aprofundar e ampliar o repertório de conhecimentos nos Estudos da Tradução, contribuindo para o avanço desses saberes e abordando-os crítica e criteriosamente. 

- Produzir dissertações de mestrado e teses de doutorado de qualidade em Estudos da Tradução e publicações qualificadas nesse campo. 

- Ser ponto de convergência entre pesquisadores em Estudos da Tradução da Universidade de São Paulo, bem como entre estes e pesquisadores do país e do exterior, em sua área de especialidade. 

- Contribuir significativamente para a divulgação e visibilidade dos conhecimentos e da produção no campo dos Estudos da Tradução, no país e no exterior. 

- Promover o interesse pela pesquisa no campo dos Estudos da Tradução. 

 

Somam-se aos objetivos de formação de recursos humanos e aos objetivos de produção, difusão e intercâmbio de conhecimentos, os objetivos decorrentes dos primeiros, de contribuir com a sociedade, a partir do que sua a atuação e seu campo de especialidade podem oferecer, especialmente promovendo: 

- Aumento do profissionalismo na tradução escrita e oral e melhores práticas, por meio da articulação entre saberes no campo dos Estudos da Tradução e a prática da tradução escrita e oral. 

- Valorização e consciência da relevância da tradução e de tradutores e mediadores interculturais para a própria construção e avanço do conhecimento nos demais campos do conhecimento e para os diversos tipos de relações internacionais e interculturais.