Bem-vind@.

Os Estudos da Tradução e a Tradução têm forte presença nos cursos de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, na pós-graduação, na graduação e na extensão. (Saiba mais, acessando o "Histórico da Tradução na USP").

 

PÓS-GRADUAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade de São Paulo (Tradusp) foi ativado junto à CAPES em 01 de janeiro de 2012, aprovado para iniciar com cursos de Mestrado e Doutorado acadêmicos e sua nota de início foi 4. Tem uma área única de concentração: os Estudos da Tradução.

Em março 2017, por uma conjunção de fatores, em assembleia de docentes e discentes, decidiu-se pela unificação de alguns programas do DLM e do Departamento de Letras Orientais (DLO) da FFLCH para a formação de um novo programa de pós-graduação (PPG), o PPG Letras Estrangeiras e Tradução (LETRA). Por esse motivo, desde 2018 não houve processo seletivo para ingresso de novos alunos no PPG Estudos da Tradução. 

O novo programa LETRA já está em funcionamento desde 2018 e recebe inscrições para candidatos interessados em tradução. Veja a opção ‘LETRA’ no Menu do site dlm.fflch.usp.br

 

GRADUAÇÃO

Disciplinas de graduação

Embora não haja uma habilitação em Tradução na graduação de Letras da FFLCH USP, sempre houve disciplinas de tradução na graduação e, desde a implementação do projeto "Por uma opção em Tradução no Bacharelado em Letras", em 2007, as cinco habilitações oferecidas pelo Departamento de Letras Modernas contam com um conjunto coeso de disciplinas de Tradução estruturado a partir de um núcleo equilibrado entre as cinco Áreas, e uma disciplina de caráter teórico, ministrada em português e aberta a todas as habilitações do curso de Letras, regularmente oferecida nos primeiros semestres e, eventualmente, com turmas abertas também no segundo semestre.

Pesquisa na graduação: IC e TGI

Estudantes cursando uma habilitação do Departamento de Letras Modernas podem iniciar-se na pesquisa em Estudos da Tradução já no nível de graduação, com orientação de um professor que atue nessa especialidade em uma das cinco Áreas do Departamento.

São duas as modalidades principais de pesquisa na graduação: a Iniciação Científica (IC), que pode ser realizada com ou sem bolsa, e o Trabalho de Graduação Individual em Letras Modernas (TGI).

Para mais informação sobre disciplinas de Tradução na Graduação, IC e TGI em Estudos da Tradução,  visite o link "Graduação", no menu lateral.