Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

EN

Imagem   http://akshardham.com/newdelhi/wp-content/themes/Akshardham032015/images/fbshare.jpg
Imagem relacionada

 

Tradução no DLM

 

Bem-vind@.

Os Estudos da Tradução e a Tradução têm forte presença nos cursos de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, na pós-graduação, na graduação e na extensão. (Saiba mais, acessando o "Histórico da Tradução na USP").

Dois importantes avanços recentes foram a implementação, em 2007, do  projeto "Por uma opção em Tradução no Bacharelado de Letras", elaborado para a graduação, por docentes das cinco Áreas do Departamento de Letras Modernas, e, em 2012, o início do funcionamento do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, sediado no Departamento de Letras Modernas da FFLCH, e que atualmente reúne docentes-pesquisadores especializados no campo dos Estudos da Tradução oriundos de diferentes Departamentos e Instituições.

 

PÓS-GRADUAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (Tradusp) é um programa stricto sensu que, desde 2012, oferece cursos de mestrado e doutorado no campo específico dos Estudos da Tradução.

O Tradusp reúne, como professores credenciados para orientar mestrado e doutorado, pesquisadores que trabalham com os Estudos da Tradução nas cinco Áreas do Departamento de Letras Modernas, no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, de Letras Orientais, bem como das seguintes Instituições: Unesp, UFSCar, Casa Guilherme de Almeida, PUC/SP. Todos têm titulação mínima de doutorado.

Mais informação sobre o Tradusp – forma de ingresso, objetivos, linhas de pesquisa, docentes, disciplinas... – está disponível no menu lateral "Pós-Graduação".

 

GRADUAÇÃO

Disciplinas de graduação

Embora não haja uma habilitação em Tradução na graduação de Letras da FFLCH USP, sempre houve disciplinas de tradução na graduação e, desde a implementação do projeto "Por uma opção em Tradução no Bacharelado em Letras", em 2007, as cinco habilitações oferecidas pelo Departamento de Letras Modernas contam com um conjunto coeso de disciplinas de Tradução estruturado a partir de um núcleo equilibrado entre as cinco Áreas, e uma disciplina de caráter teórico, ministrada em português e aberta a todas as habilitações do curso de Letras, regularmente oferecida nos primeiros semestres e, eventualmente, com turmas abertas também no segundo semestre.

Pesquisa na graduação: IC e TGI

Estudantes cursando uma habilitação do Departamento de Letras Modernas podem iniciar-se na pesquisa em Estudos da Tradução já no nível de graduação, com orientação de um professor que atue nessa especialidade em uma das cinco Áreas do Departamento.

São duas as modalidades principais de pesquisa na graduação: a Iniciação Científica (IC), que pode ser realizada com ou sem bolsa, e o Trabalho de Graduação Individual em Letras Modernas (TGI).

Para mais informação sobre Disciplinas de Tradução na Graduação, IC e TGI em Estudos da Tradução,  visite o link "Graduação", no menu lateral.